Arquivo Geral – Só acredito…

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider*

Só acredito…

Dia 3 de julho: esta data cristã homenageia um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, consagrado pela Igreja Católica como padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos cegos: São Tomé. Também conhecido por Tomás, Tomé era um simples pescador quando Cristo o chamou para ser seu discípulo. Como não estava presente no momento em que Jesus apareceu aos seus discípulos, Tomé duvidou que seu Mestre teria ressuscitado. Por isso, um dos momentos mais importantes sobre a vida de Tomé teria sido o episódio em que tocou nas feridas de Cristo ressuscitado, pois até aquele momento continuava incrédulo da ressurreição de Jesus. A partir de então, São Tomé partiu para o Oriente com a missão de evangelizar o maior número possível de pessoas. Acredita-se que tenha sido martirizado e morto na Índia, local onde foram encontrados seus restos mortais e relíquias (muitos séculos depois, pelos navegadores portugueses). Na cultura popular há um ditado: “Sou como São Tomé: só acredito vendo”.

Falando em ditado popular…

Abaixo, dando sequência à nossa publicação da edição passada, mais alguns ditados populares:

11) De grão em grão, a galinha enche o papo – usamos esse ditado quando queremos dizer que determinado objetivo será alcançado aos poucos, etapa por etapa.

12) Devagar se vai longe – apresenta que pessoas que fazem atividades com calma, cada uma a seu tempo, conseguem ter mais sucesso do que as que realizam seus afazeres apressados.

13) Diga com quem anda que lhe direi quem és – afirma que o caráter de uma pessoa pode ser definido pelo caráter das suas amizades.

14) Esmola demais até santo desconfia – remete à ideia de que, quando uma pessoa elogia outra em excesso ou lhe oferece presentes, é porque pode estar querendo algo por trás.

15) Filho de peixe, peixinho é – mostra que, no geral, os filhos têm atitudes parecidas às que têm os seus pais.

16) Há males que vêm para bem – significa que um acontecimento aparentemente ruim pode representar algo bom no futuro.

17) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando – indica que é mais importante ter algo menos valioso, mas concreto, do que algo valioso, mas que é difícil de ser obtido.

18) Mente vazia, oficina do diabo – apresenta que, quando alguém não tem atividades, o tempo ocioso toma conta da sua mente, motivando a ter pensamentos negativos.

19) Não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje – nesse caso, a ideia é que a pessoa faça agora mesmo as suas atividades, pois depois elas se acumularão.

20) Não ponha a carroça na frente dos bois – orienta as pessoas a seguirem o curso natural das coisas e não mudá-las.

Bom trabalho

A Prefeitura de Taquaritinga vem realizando melhorias na sinalização das ruas e avenidas da cidade. Os trabalhos, executados pela Comutran – Comissão/Departamento Municipal de Trânsito – incluem pintura de faixas de pedestres e pare, em locais com registro de ocorrências e nos pontos considerados mais críticos da cidade. O órgão municipal tem à frente, agora, o funcionário André Apis.

* Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: